Uma Dieta Para Diabéticos é simplesmente um plano de alimentação saudável que ajudará você a controlar seu nível de açúcar no sangue. Aqui está a ajuda para começar, desde planejamento de refeições até troca de listas e contagem de carboidratos.

Definição de uma Dieta Para Diabéticos

Uma Dieta Para Diabéticos significa simplesmente comer os alimentos mais saudáveis ​​em quantidades moderadas e aderir às refeições regulares.

Uma Dieta Para Diabéticos é um plano de alimentação saudável que é naturalmente rico em nutrientes e pobre em gordura e calorias. Os principais elementos são frutas, legumes e grãos integrais. Na verdade, fazer uma dieta para diabetes é o melhor plano alimentar para a maioria das pessoas.

Propósito

Se você tem diabetes ou pré-diabetes, seu médico provavelmente recomendará que você consulte um nutricionista para ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar saudável. O plano ajuda você a controlar o açúcar no sangue (glicose), gerenciar seu peso e controlar os fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta e gorduras altas no sangue.

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Quando você come excesso de calorias e gordura, seu corpo responde criando um aumento indesejável na glicose no sangue. Se a glicose sangüínea não for controlada, pode levar a sérios problemas, como um nível perigosamente alto de glicose no sangue (hiperglicemia) e complicações em longo prazo, como danos aos nervos, rins e coração.

Você pode ajudar a manter seu nível de glicose no sangue em uma faixa segura, fazendo escolhas alimentares saudáveis ​​e rastreando seus hábitos alimentares.

Para a maioria das pessoas com diabetes tipo 2, a perda de peso também pode facilitar o controle da glicemia e oferecer uma série de outros benefícios à saúde. Se você precisa perder peso, a Dieta Para Diabéticos fornece uma maneira bem organizada e nutritiva de atingir seu objetivo com segurança.

Detalhes da Dieta Para Diabéticos

Uma dieta de diabetes é baseada em comer três refeições por dia em horários regulares. Isso ajuda seu corpo a usar melhor a insulina que produz ou recebe uma medicação.

Um nutricionista registrado pode ajudá-lo a elaborar uma dieta baseada em seus objetivos, gostos e estilo de vida. Ele também pode falar com você sobre como melhorar seus hábitos alimentares, por exemplo, escolhendo o tamanho das porções que atenda às necessidades de seu tamanho e nível de atividade.

Alimentos recomendados

Faça suas calorias contar com esses alimentos nutritivos:

  • Carboidratos saudáveis. Durante a digestão, os açúcares (carboidratos simples) e os amidos (carboidratos complexos) se decompõem em glicose no sangue. Concentre-se nos carboidratos mais saudáveis, como frutas, vegetais, grãos integrais, legumes (feijões, ervilhas e lentilhas) e laticínios com baixo teor de gordura.
  • Alimentos ricos em fibras. Fibra dietética inclui todas as partes de alimentos vegetais que seu corpo não pode digerir ou absorver. Fibra modera como seu corpo digere e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Alimentos ricos em fibras incluem vegetais, frutas, nozes, legumes (feijão, ervilha e lentilha), farinha de trigo integral e farelo de trigo.
  • Peixe saudável para o coração. Coma peixes saudáveis ​​para o coração pelo menos duas vezes por semana. O peixe pode ser uma boa alternativa às carnes com alto teor de gordura. Por exemplo, bacalhau, atum e alabote têm menos gordura total, gordura saturada e colesterol do que carne e aves. Peixes como o salmão, a cavala, o atum, a sardinha e a anchova são ricos em ácidos graxos ômega-3, que promovem a saúde do coração ao reduzir as gorduras do sangue chamadas triglicérides.Evite peixe frito e peixe com altos níveis de mercúrio, como peixe-espada e carapau.
  • Gorduras “boas”. Alimentos contendo gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol. Estes incluem abacates, amêndoas, nozes, azeitonas e canola, azeite e óleo de amendoim. Mas não exagere, pois todas as gorduras são altas em calorias.

Alimentos para evitar

Diabetes aumenta o risco de doença cardíaca e derrame, acelerando o desenvolvimento de artérias entupidas e endurecidas. Alimentos que contenham o seguinte podem funcionar contra o seu objetivo de uma dieta saudável para o coração.

  • Gorduras saturadas. Laticínios com alto teor de gordura e proteínas animais, como carne bovina, cachorro-quente, salsicha e bacon, contêm gorduras saturadas.
  • Gorduras Trans. Estes tipos de gorduras são encontrados em lanches processados, assados, margarinas e gordura. Evite esses itens.
  • Colesterol. As fontes de colesterol incluem produtos lácteos com alto teor de gordura e proteínas animais com alto teor de gordura, gemas de ovos, fígado e outras carnes orgânicas. Apontar para não mais de 200 miligramas (mg) de colesterol por dia.
  • Sódio. Apontar para menos de 2.300 mg de sódio por dia. No entanto, se você também tem hipertensão, deve procurar menos de 1.500 mg de sódio por dia.

Juntando tudo: Criando um Plano

Algumas abordagens diferentes para criar uma Dieta Para Diabéticos estão disponíveis para ajudá-lo a manter seu nível de glicose no sangue dentro de um intervalo normal. Com a ajuda de um nutricionista, você pode encontrar um ou uma combinação dos seguintes métodos para você:

  • O método da placa. A American Diabetes Association oferece um método simples de sete etapas de planejamento de refeições. Em essência, concentra-se em comer mais vegetais. Ao preparar o seu prato, preencha metade dele com legumes sem amido, como espinafre, cenoura e tomate. Encha um quarto com uma proteína, como atum ou carne de porco magra. Preencha o último trimestre com um item de grãos inteiros ou alimentos ricos em amido. Adicione uma porção de fruta ou leite e uma bebida de água ou chá ou café sem açúcar.
  • Contando carboidratos. Como os carboidratos se decompõem em glicose, eles causam o maior impacto no nível de glicose no sangue. Para ajudar a controlar o açúcar no sangue, coma aproximadamente a mesma quantidade de carboidratos por dia, em intervalos regulares, especialmente se você tomar medicamentos para diabetes ou insulina.Um nutricionista pode ensinar-lhe como medir as porções de alimentos e se tornar um leitor instruído de rótulos de alimentos, prestando especial atenção ao tamanho do serviço e ao conteúdo de carboidratos. Se você estiver tomando insulina, ele pode ensinar como contar a quantidade de carboidratos em cada refeição ou lanche e ajustar sua dose de insulina de acordo.
  • O sistema de listas de troca. Um nutricionista pode recomendar o uso de listas de troca de alimentos para ajudá-lo a planejar refeições e lanches. As listas são organizadas por categorias, como carboidratos, fontes de proteína e gorduras.Uma porção em uma categoria é chamada de “escolha”. Uma escolha de alimento tem aproximadamente a mesma quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e calorias – e o mesmo efeito na sua glicose no sangue – como uma porção de todos os outros alimentos na mesma categoria. Assim, por exemplo, você pode optar por comer metade de uma grande espiga de milho ou 1/3 xícara de macarrão cozido por uma escolha de amido.
  • Índice glicêmico. Algumas pessoas que têm diabetes usam o índice glicêmico para selecionar alimentos, especialmente carboidratos. Este método classifica os alimentos contendo carboidratos com base no seu efeito nos níveis de glicose no sangue. Converse com seu nutricionista sobre se esse método pode funcionar para você.

Um menu de amostra

Ao planejar as refeições, leve em consideração seu tamanho e nível de atividade. O menu a seguir é adaptado para quem precisa de 1.200 a 1.600 calorias por dia.

  • Café da manhã. Pão de trigo integral (1 fatia média) com 2 colheres de chá de geléia, 1/2 xícara de cereal de trigo picado com 1 xícara de leite desnatado, 1 pedaço de fruta, café
  • Almoço. Queijo e pita vegetariana, maçã média com 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa, água
  • Jantar. Salmão, 1 1/2 colheres de chá de óleo vegetal, pequena batata cozida, 1/2 xícara de cenoura, salada de lado (1 1/2 xícaras de espinafre, 1/2 de um tomate, 1/4 xícara de pimentão picado, 2 colheres de chá de azeite, 1 1/2 colheres de chá de vinagre de vinho tinto), chá gelado sem açúcar
  • Lanche. 2 1/2 xícaras de pipoca ou uma laranja com 1/2 xícara de 1% de queijo cottage com baixo teor de gordura

Resultados Sobre a Dieta Para Diabéticos

Abraçando seu plano de alimentação saudável é a melhor maneira de manter seu nível de glicose no sangue sob controle e evitar complicações do diabetes. E se você precisa perder peso, pode adaptá-lo aos seus objetivos específicos.

Além de gerenciar seu diabetes, uma Dieta Para Diabéticos também oferece outros benefícios. Como uma dieta para diabetes recomenda quantidades generosas de frutas, vegetais e fibras, é provável que isso diminua o risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. E consumir produtos lácteos com baixo teor de gordura pode reduzir o risco de baixa massa óssea no futuro.

Riscos ao Fazer a Dieta Para Diabéticos

Se você tem diabetes, é importante que você faça parceria com seu médico e nutricionista para criar um plano alimentar que funcione para você. Use alimentos saudáveis, controle de porções e agendamento para controlar seu nível de glicose no sangue. Se você se desviar da sua dieta prescrita, você corre o risco de flutuar os níveis de açúcar no sangue e complicações mais sérias.

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