A Dieta Paleolítica é baseada na emulação da dieta de nossos ancestrais caçadores coletores. Inclui alimentos integrais e não processados ​​que se assemelham a sua aparência na natureza.

Nossos ancestrais eram geneticamente iguais aos humanos modernos. Eles prosperaram comendo esses alimentos e estavam livres de doenças como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Vários estudos sugerem que essa dieta pode levar a perda de peso significativa (sem contagem de calorias) e grandes melhorias na saúde.

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Um Plano de Refeição Para a Dieta Paleolítica

Não há uma maneira “certa” de comer para todos e os paleolíticos prosperam em uma variedade de dietas, dependendo do que está disponível no momento.

Alguns fazem a Dieta Low Carb que é baixa em carboidratos e ricas em alimentos de origem animal, outros uma dieta rica em carboidratos com muitas plantas.

Considere isso como uma diretriz geral, não algo escrito em pedra. Você pode adaptar tudo isso às suas próprias necessidades e preferências pessoais.

O Básico

Coma: carne, peixe, ovos, legumes, frutas, nozes, sementes, ervas, especiarias, gorduras e óleos saudáveis.

Evite: alimentos processados, açúcar, refrigerantes, grãos, a maioria dos produtos lácteos, legumes, adoçantes artificiais, óleos vegetais, margarinas e gorduras trans.

Evite Esses Alimentos

Evite esses alimentos e ingredientes:

  • Açúcar e xarope de milho com alto teor de frutose: refrigerantes, sucos de frutas, açúcar de mesa, doces, salgados, sorvetes e muitos outros.
  • Grãos: inclui pães e massas, trigo, espelta, centeio, cevada, etc.
  • Legumes: Feijão, lentilhas e muito mais.
  • Laticínios: Evite a maioria dos laticínios, especialmente de baixo teor de gordura (algumas versões da Dieta Paleolítica incluem laticínios integrais como manteiga e queijo).
  • Óleos Vegetais: Óleo de soja, óleo de girassol, óleo de semente de algodão, óleo de milho, óleo de grainha de uva, óleo de cártamo e outros .
  • Gorduras trans: encontrado em margarina e vários alimentos processados. Geralmente referidos como óleos “hidrogenados” ou “parcialmente hidrogenados”.
  • Adoçantes Artificiais: Aspartame, Sucralose, Ciclamatos, Sacarina, Acessulfame de Potássio. Use adoçantes naturais em vez disso.
  • Alimentos altamente processados: Tudo rotulado de “dieta” ou “baixo teor de gordura” ou tem muitos ingredientes estranhos. Inclui substitutos de refeição artificial.

Uma diretriz simples: se parece que foi feito em uma fábrica, não coma!

Se você quiser evitar esses ingredientes, então você deve ler listas de ingredientes, mesmo em alimentos que são rotulados como “alimentos saudáveis”.

Alimentos Que Podem Consumir na Dieta Paleolítica

Baseie sua dieta nesses alimentos paleo reais e não processados.

  • Carnes: carne bovina, cordeiro, frango, peru, porco e outros.
  • Peixe e Marisco: Salmão, truta, arinca, camarão, marisco, etc. Escolha um peixe selvagem se for possível.
  • Ovos: Escolha ovos de pastoreio livre, pastos ou ômega-3 enriquecidos .
  • Legumes: brócolis, couve, pimentão, cebola, cenoura, tomate, etc.
  • Frutas: Maçãs, bananas, laranjas, peras, abacates, morangos, mirtilos, abacates e muito mais.
  • Tubérculos: Batata, batata doce, nabos, etc.
  • Nozes e sementes: amêndoas, nozes de macadâmia, nozes, avelãs, sementes de girassol, sementes de abóbora e muito mais.
  • Gorduras e Óleos Saudáveis: Azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de abacate e outros.
  • Sal e especiarias: sal marinho, sal do himalaia, alho, açafrão, alecrim, etc.

Tente escolher carnes de animais alimentados com capim e orgânicos, se puder pagar. Se não, então apenas certifique-se sempre de ir para a opção menos processada.

Talvez comer

Nos últimos anos, a comunidade que fazem a Dieta Paleolítica evoluiu bastante.

Existem agora várias “versões” diferentes da Dieta Paleolítica. Muitos deles permitem alguns alimentos modernos que a ciência demonstrou ser saudável.

Isso inclui bacon de alta qualidade de porcos criados a pasto, manteiga alimentada com capim e até alguns grãos sem glúten como o arroz.

Muitas pessoas pensam agora em fazer uma Dieta Paleolítica como um modelo para basear sua dieta, não necessariamente como um conjunto estrito de regras que você deve seguir.

Indulgências Sensatas na Dieta Paleolítica

Estes são perfeitamente saudáveis ​​em pequenas quantidades:

  • Vinho: O vinho tinto de qualidade é rico em antioxidantes e nutrientes benéficos.
  • Chocolate Escuro: Escolha um que tenha 70% ou mais de teor de cacau. Chocolate amargo de qualidade é muito nutritivo e extremamente saudável .

O que beber quando você está com sede

Quando se trata de hidratação, a água deve ser a sua bebida preferida.

Estes não são exatamente paleo, mas a maioria das pessoas bebe de qualquer maneira:

  • O chá é muito saudável e carregado com antioxidantes e vários compostos benéficos. O chá verde é o melhor.
  • O café é realmente muito rico em antioxidantes também. Estudos mostram que tem muitos benefícios para a saúde .

Um Plano Para a Dieta Paleolítica Por Uma Semana

Este plano de amostra contém uma quantidade equilibrada de todos os alimentos paleo.

Sinta-se à vontade para ajustar isso com base nas suas próprias preferências.

Segunda-feira

  • Café da manhã: Ovos e vegetais, fritos em óleo de coco. Um pedaço de fruta.
  • Almoço: salada de frango, com azeite de oliva. Punhado de nozes.
  • Jantar: Hambúrgueres (sem pão), frito na manteiga, com legumes e um pouco de salsa.

Terça-feira

  • Café da manhã: Bacon e ovos, com um pedaço de fruta.
  • Almoço: Sobras de hambúrgueres da noite anterior.
  • Jantar: Salmão, frito na manteiga, com legumes.

Quarta-feira

  • Café da manhã: Carne com legumes (sobras da noite anterior).
  • Almoço: sanduíche em folha de alface, com carne e legumes frescos.
  • Jantar: carne moída refogue, com legumes. Algumas bagas.

Quinta-feira

  • Café da manhã: Ovos e uma fruta.
  • Almoço: sobras de fritura da noite anterior. Um punhado de nozes.
  • Jantar: carne porco frito com legumes.

Sexta-feira

  • Café da manhã: Ovos e vegetais, fritos em óleo de coco.
  • Almoço: Salada de frango com azeite. Punhado de nozes.
  • Jantar: Bife com legumes e batata doce.

Sábado

  • Café da manhã: Bacon e ovos, com um pedaço de fruta.
  • Almoço: Sobras de bife e legumes da noite anterior.
  • Jantar: salmão assado com legumes e abacate.

Domingo

  • Café da manhã: Carne com legumes (sobras da noite anterior).
  • Almoço: sanduíche em folha de alface, com carne e legumes frescos.
  • Jantar: Asas de frango grelhado, com legumes e salsa.

Geralmente não há necessidade de rastrear calorias ou macronutrientes (proteína, carboidratos ou gordura) na Dieta Paleolítica, pelo menos não no começo.

No entanto, se você precisa perder muito peso, então é uma boa ideia cortar carboidratos e limitar o consumo de nozes e batatas.

Refeições Para Uma Dieta Paleolítica

Não é muito difícil tornar a maioria das refeições no restaurante mais amenas.

  1. Encomende um prato principal à base de carne ou peixe.
  2. Obter legumes extra em vez de pão ou arroz.
  3. Peça-lhes para cozinhar sua comida em azeite ou óleo de coco.

Petiscos Paleo Simples

Não há necessidade de comer mais do que 3 refeições por dia, mas se você ficar com fome, então aqui estão alguns petiscos paleo que são simples e fáceis de transportar:

  • Mini Cenouras.
  • Ovos cozidos.
  • Um pedaço de fruta.
  • Um punhado de nozes.
  • Sobras da noite anterior.
  • Fatias de maçã com manteiga de amêndoa.
  • Uma tigela de frutas com um pouco de creme de coco.
  • Carne de vaca caseiro.

Lista de Compras Simples Para Uma Dieta Paleolítica

Existe uma incrível variedade de alimentos que você pode comer na Dieta Paleolítica.

Esta simples lista de compras deve dar uma ideia de como começar.

  • Carne: carne de vaca, cordeiro, porco, etc.
  • Aves de capoeira: frango, peru, etc.
  • Peixe: salmão, truta, cavala, etc.
  • Ovos.
  • Legumes frescos: verduras, alface, tomate, pimentão, cenoura, cebola, etc.
  • Legumes congelados: brócolis, espinafre, várias misturas, etc.
  • Frutas: Maçãs, bananas, peras, laranjas, abacate.
  • Bagas: Morangos, mirtilos.
  • Nozes: amêndoas, nozes, macadâmia, avelãs.
  • Manteiga de amêndoa.
  • Óleo de coco.
  • Azeite.
  • Azeitonas
  • Batatas doces.
  • Condimentos: sal marinho, pimenta, açafrão, alho, salsa, etc.

É uma boa ideia limpar todas as tentações insalubres de sua casa, incluindo refrigerantes, doces, biscoitos, pães, sorvetes e cereais.